Privalia adiciona tráfego gratuito em seu aplicativo

0
585
privalia
Campanha "Navegue Grátis". (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO – A Privalia, outlet de moda muito popular no Brasil, realizou investimentos com as operadoras TIM e Vivo para trazer navegação gratuita em seu aplicativo para iOS e Android. O projeto “Navegue Grátis”, assim denominado pelo outlet, faz parte de uma campanha que visa “matar” o consumo de dados no aplicativo.

Segundo a companhia, a mesma é uma das primeiras marcas a oferecer tal benefício e espera aumento de 10% de visitas por aplicativo, que representa 70% no tráfego atual. O objetivo principal é aumentar a presença móvel da marca, e o tempo de navegação no aplicativo, esperando que cresça 40%.

privalia
Assim que abre-se o app da Privalia, uma mensagem diz para o consumidor que o tráfego é gratuito. (Foto: Lucas Silva)

O IBGE divulgou informações de que, em Abril deste ano, o acesso à internet por smartphones ultrapassou os acessos via computador, pela primeira vez no país. Segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) de 2014, mais de 54,9% dos domicílios passou a ter acesso à internet. A PNAD também apurou que o acesso por smartphones representa 80,4%.

O aplicativo da Privalia já passa dos 4 milhões de downloads e representa cerca de 65% das vendas da companhia no país. Débora Capobianco, head de Marketing da companhia, explica:

Tela de inicialização do app. (Foto: Lucas Silva)
Tela de inicialização do app. (Foto: Lucas Silva)

“Por meio da parceria com as operadoras de telefonia, o consumidor poderá navegar com tranquilidade e aproveitar promoções de grandes marcas com até 70% de desconto, além de promoções exclusivas e vendas antecipadas pelo app. Com esse projeto, não há preocupação com a utilização do plano de dados, essa ferramenta diminui as barreiras de compra e oferece a oportunidade de aproveitar nossas promoções a muito mais usuários.”

A empresa responsável por viabilizar o projeto foi a MUV, que é especializada em projetos inovadores e responsável por aproximar as operadoras das grandes marcas. Marcelo Castelo, CEO e co-fundador da MUV, diz:

privalia
No app, a visualização da mensagem é total. (Foto: Lucas Silva)

“Ainda existem milhões de brasileiros que mesmo possuindo smartphones, ainda navegam na internet apenas por meio da rede wi-fi porque não possuem os planos de dados das operadoras. Por isso, essa é uma excelente oportunidade tanto para a marca, quanto para os usuários, para as operadoras e para a MUV, que faz a ponte entre o mundo da telecomunicação com o mundo da publicidade.”

A integração técnica deste projeto foi feita pela Datami, empresa americana especializada em isenção tecnológica. Ela chega ao país começando com o case da Privalia em seu portfólio. Harjot Saluja, CEO da Datami, diz:

“Estamos empolgados por viabilizar esse lançamento com parceiros tão inovadores no Brasil, tornando fácil a criação da campanha de Dados Patrocinados com apenas uma configuração simples. Quem sai ganhando é o consumidor da Privalia.”

privalia
O app para iOS. (Foto: divulgação)

Segundo a empresa, nenhum tráfego feito pelo aplicativo resultará em cobranças, nem mesmo notificações de campanhas e promoções, o que realmente torna a integração bastante completa.

A Privalia e as operadoras

Questionei a Privalia na integração apenas com as operadoras TIM e Vivo, e perguntei de players como Nextel, Oi e Claro. A Assessoria de Imprensa respondeu que foi uma limitação no orçamento anual da empresa.

Como o budget já estava fechado quando o assunto foi discutido, foi preciso agir rápido, e as duas operadoras que responderam mais rapidamente foram a TIM e a Vivo, ambas supracitadas neste texto.

A Assessoria de Imprensa ainda clarificou que, caso a ideia seja bem-sucedida, será estendida para Claro e Oi no ano que vem. Quando questionei sobre a Nextel, a mesma disse, porém, que não havia planos para a operadora.