CES 2017: Motiv Ring: o monitor de atividades mais discreto do mercado

0
32
Digital Trends

Dispositivos vestíveis voltados para a atividade física estão cada vez mais diversificados. Smartwatchs, como o Gear S3; fitbands, como a MiBand2, além de acessórios que te acompanham até em sapatos são, cada vez mais, pensados monitorar as atividades diárias de cada usuário, mas geralmente ficam à mostra. Para quem busca algo mais discreto e praticamente imperceptível, a solução foi apresentada na CES: um anel, desenvolvido pela startup Motiv, batizado de Motiv Ring.

Diversos tamanhos do Motiv Ring. Foto: Digital Trends

Seu funcionamento é, aparentemente, simples. Ao invés de se preocupar com a queima de calorias, o Motiv Ring identifica o período em que o usuário está ativo, ou seja, quando o usuário está em atividade aeróbica moderada, que contadores de passos, como a MiBand 2, não identifica, como realizando um exercício de musculação, por exemplo.

Em qualquer ângulo, apenas um anel. Foto: Digital Trends

Não que outros dispositivos não identifiquem esse padrão de atividade. A linha Gear da Samsung, e os vestíveis da FitBit, também acompanham esse tipo de atividade, mas não é a prioridade dos dispositivos, como no Motiv Ring. Além disso, o Motiv Ring acompanha seus passos, calorias queimadas, frequência cardíaca média, tipo de atividade e distância percorrida como a maioria dos dispositivos voltados ao acompanhamento de atividade física, mas seu objetivo é que o usuário atinja 150 minutos semanais de atividade física, mesmo valor recomendado em relatório elaborado em 2008 pela Organização Mundial da Saúde para prevenir problemas como diabetes tipo 2, acidentes vasculares cerebrais e doenças cardíacas.

O Motiv Ring tem bluetooth 4.1, monitora sono, atividades e batimentos cardíacos, mas apenas um anel. Foto: Digital Trends

O Motiv Ring possui conexão Bluetooth 4.1, um acelerômetro de 3 eixos, um monitor de freqüência cardíaca e uma bateria de íons de lítio. O monitor de freqüência cardíaca não está ativo o tempo todo. Em vez disso, desencadeia sempre que detecta o usuário envolvido em atividade intensiva, visando garantir a duração da bateria, que pode durar entre 3 e 5 dias, segundo a empresa, que reúne ex-funcionários da NASA, Apple, Cisco e Intel.

Quando a bateria está fraca, um pequeno LED vermelho indica a necessidade de recarregar o dispositivo. O carregamento da bateria é magnético, por meio de um conector USB que se prende na parte interior do Motiv Ring.  Para carregar, o anel demora cerca de 90 minutos. No kit, a empresa envia um chaveiro para levar o carregador então, é só não perder as chaves.

Sua bateria dura entre 3 e 5 dias, com carregamento em 90 minutos. Foto: Digital Trends

Para completar, o Motiv Ring é resistente à água até uma profundidade aproximada de 50 metros, ou 160 pés e monitora o sono do usuário. O dispositivo chega ao mercado entre março e junho deste ano, mas já é possível reservá-lo diretamente no site da empresa, por U$ 200 (cerca de R$ 643,12, sem impostos).