MWC 2017: Sony anuncia novos smartphones da linha X

0
173

MWC 2017 – A Sony, que não anda bem das pernas há bastante tempo, lançou novos smartphones da linha X na MWC 2017. Os smartphones XA1, XA1 Ultra, XZ Premium e XZs são os sucessores diretos da linha 2016, que chegou bem cara por aqui. A Sony ainda não revelou preços, mas não espere nada tão barato, principalmente com as novidades trazidas.

Os modelos mais simples – XA1 e XA1 Ultra – trazem o foco na fotografia, trazendo experiências similares aos modelos mais caros da marca. Renato Cechetti, gerente de negócios da Sony Mobile no Brasil, afirma que “Com o sucesso no ano passado dos modelos XA, os novos XA1 e o XA1 Ultra veem para repetir este desempenho e possibilitar ao consumidor opções que não estão na categoria super premium, mas que entregam experiências muito parecidas”.

xperia-x
Xperia XA1 Ultra. (foto: Sony)

Ambos os smartphones possuem câmeras de 23MP, com alta resolução 1/2.3″ Exmor RS, abertura f/2.0 e sensor de movimento para captura em 0.6s, com autofoco híbrido. As câmeras frontais são diferentes: o XA1 possui sensor de 8MP e lentes de 23mm, e o XA1 Ultra possui 16MP, com estabilizador de imgem (uia!), além de flash inteligente físico.

xperia-x
Xperia XA1. (foto: Sony)

A tela do XA1 é de 5 polegadas com resolução HD, enquanto o XA1 Ultra traz uma tela de 6 polegadas Full HD. Para aqueles que esperavam processador Qualcomm, sinto muito: ambos usam processador da MediaTek com oito núcleos, com carga rápida denominada “Qnovo”, além de aplicativos como o Smart Cleaner e outras personalizações.

Xperia XZ Premium: a que ponto a linha X chegou?

Se os smartphones de entrada nem fazem cócegas, espere para ver os topo de linha: o Xperia XZ Premium traz algumas (grandes) mudanças. A primeira é o display 4K HDR. Não sei até que ponto isto seria válido em um smartphone, principalmente falando de uma tela de 5.5 polegadas. Da última vez que a Sony propagandeou a tela 4K, no Z5 Premium, descobriram que a tela 4K só funcionava em aplicativos específicos.

xperia-x
Xperia XZs. (foto: Sony)

No press release, a Sony afirma repetidamente que a tela do XZ Premium usa as mesmas tecnologias das TVs BRAVIA, com as tecnologias TRILUMINOS, X-Reality e pelo Controle Dinâmico de Contraste. Para aguentar uma tela 4K, a Sony resolveu colocar o Snapdragon 835, com 4GB de RAM, e esperar o fim da privatização do 835 pela Samsung.

xperia-xz
Xperia XZ Premium. (foto: Sony)

A câmera do XZ Premium traz um slow motion em 960 fps, lentes da própria Sony (aka Exmor), processador BIONZ, entre outras características no sensor de 19MP. A Sony afirma que a câmera do modelo agora possui menos ruído, mais nitidez e mais luz nas fotos. Segundo a empresa, o super slow motion é 32x mais lento que a gravação de um vídeo normal, considerando um vídeo de 30 fps. Num vídeo a 60 fps, essa diferença cai para 16x.

xperia-x
(foto: Sony)

O XZ Premium também vem com USB-C, conexão USB 3.1 e modem Snapdragon X16 LTE. E, se você está preocupado com bateria, a Sony também colocou o modo Stamina, aquele carregamento rápido Qnovo, além de outros recursos de software e com a bateria de 3.230mAh. Isso sem contar a tela com Gorilla Glass 5 e a proteção IP68. O armazenamento é de 64GB e, dados os preços anteriores… vai chegar super caro.

E o Xperia XZs é… o irmão pouca coisa mais humilde que o XZ Premium. Traz uma tela Full HD no lugar da tela 4K e todo o resto parece ser igual ao Xperia XZ Premium. Em resumo: o Xperia XZs é uma opção não tão exagerada como o XZ Premium parece ser. Continua um pouquinho exagerado? Continua, mas não é tão exagero como uma tela 4K, com sinceridade.