A SKY, uma das líderes em TV por assinatura do país, está com dois novos aparelhos, homologados no fim de 2015. A surpresa, desta vez, fica pela fabricante de um dos equipamentos: a Samsung. A mesma irá fabricar um dos modelos do HDTV Zapper (SH10-200) e, pelas fotos, nota-se que é um equipamento relativamente maior que o atual HDTV Zapper, que é bem pequeno. Porém, ele continua usando um SIM Card como cartão do cliente.

Este é o HDTV Zapper feito pela Samsung, o SH10-200. (Foto: SGCH/Anatel)
Este é o HDTV Zapper feito pela Samsung, o SH10-200. (Foto: SGCH/Anatel)

As entradas traseiras continuam as mesmas: entrada para conexão de antena, conexão RCA para vídeo analógico, conexão HDMI e conexão para a fonte de energia, com 12 volts e 2 amperes. Na lateral esquerda do dispositivo, fica a conexão para o SIM card de dados da própria SKY e não existe conexão WiFi. Outra diferença fica no acabamento do topo, que é feito com diversos círculos, formando uma espécie de grelha.

E esse... é o HDTV Zapper feito pela HUMAX, o SH10-500. (Foto: SGCH/Anatel)
E esse… é o HDTV Zapper feito pela HUMAX, o SH10-500. (Foto: SGCH/Anatel)

Já o modelo SH10-500 é feito pela HUMAX, já conhecida por fornecer aparelhos para diversas empresas brasileiras. A grande diferença fica no design, que é mais discreto e na posição do SIM card da SKY, movido para a parte traseira do aparelho. O aparelho da HUMAX também não traz nenhum botão, ao contrário do da Samsung, que traz apenas um botão na frente do dispositivo.

E o SKY HDTV Media Center (ou DirecTV Genie), vem?

Existir, existem. Mas... quando? (Foto: Lucas Silva)
Existir, existem. Mas… quando? (Foto: Lucas Silva)

A SKY nunca anunciou publicamente que traria o Genie para o Brasil. Porém, a empresa estava planejando isso silenciosamente. Desde 2014, a SKY tem homologado, na ANATEL, o equipamento SHR44-700, fabricado pela Pace. Porém, o dito cujo nunca deu as caras no site da empresa, muito menos nos principais veículos de notícias. A SKY sempre manteu um grande sigilo frente a isso.

Esse é o SHR44-700, o HDTV Media Center (aka Genie). Foto: SGCH/Anatel
Esse é o SHR44-700, o HDTV Media Center (aka Genie). Foto: SGCH/Anatel

Junto com o SHR44-700 (aqui, denominado de HDTV Media Center), vem o SC51-100, ou SKY HDTV Mini… que nada mais é do que um rebranding do DirecTV Genie Mini. A diferença do HDTV Mini para qualquer outro modelo da empresa é que ele não opera de maneira assíncrona em relação aos outros equipamentos. Pelo contrário: ele depende do HDTV Media Center para funcionar.

Esse é um dos modelos do SC51. Foto: SGCH/Anatel
Esse é um dos modelos do SC51. Foto: SGCH/Anatel

Por causa dessa “dependência”, a DirecTV/AT&T habilitou uma função de “falso DVR” no modelo Mini: ele consegue assistir programas que já estão gravados no HDTV Media Center, e gravar os programas lá. Porém, a vinda dessas novidades acerta em cheio no sistema de pontos da SKY, que permite utilizar aparelhos assíncronos (cada um funciona independente do outro). Ou você possui o HDTV Media Center, ou você fica sem TV funcionando.

Esse é o outro SC51. Foto: SGCH/Anatel
Esse é o outro SC51. Foto: SGCH/Anatel

Vamos aguardar os próximos capítulos.