Evernote anuncia atualização de seu aplicativo para Windows

0
108

A Evernote, por meio de sua assessoria de imprensa, uma nova atualização para o aplicativo na plataforma Windows. Esta é a quarta atualização minoritária desde o lançamento da versão 6.0. Atualmente, o aplicativo roda na versão 6.0.5, lançada tempo depois para correção de bugs. As melhorias, segundo a empresa, focam na usabilidade, na experiência de navegação e na pesquisa dos conteúdos inseridos no aplicativo.

evernote
Evernote 6.0.5. (Foto: Lucas Silva)

A navegação passa a ficar mais intuitiva com a barra lateral esquerda e, segundo a empresa, mais natural para os usuários da popular plataforma. Ela foi reduzida para um workflow (fluxo de trabalho) mais direto, para que o gerenciamento de conteúdo fosse mais ágil. Nesta versão, é possível minimizar a barra lateral e deixá-la mais fina, ao contrário da versão anterior, onde a barra era escondida totalmente.

evernote
Evernote 6.0.5. (Foto: Lucas Silva)

O atalho para que a barra seja fechada é F10 ou indo em Exibição -> Painel Esquerdo (View -> Left Panel), no menu do Evernote. Com a barra lateral mais fina, mantém-se todos os elementos chave de navegação, e isso permite encontrar um caderno específico ou etiqueta específica ao clicar em seus respecitvos ícones, segundo a empresa.

evernote-2
Evernote 6.0.5. (Foto: Lucas Silva)

A partir desta versão, é possível saltar rapidamente para um caderno em específico ao colocar o mouse sobre a seção “Cadernos”, assim como na seção “Etiquetas”. O aplicativo agora exibe a opção de pesquisar um caderno existente ou criar um novo com a ação. Os cadernos e etiquetas agora também podem ser organizados por cores para uma identificação mais rápida, assim como um acesso mais rápido.

A barra de pesquisa agora fica no topo da lista de notas e mais perto dos resultados na nova versão. O Evernote agora sugere cadernos mais específicos e introduz alguns parâmetros para refinar ou ampliar o tamanho de sua pesquisa, agora também procurando na Lixeira do aplicativo. O Editor de Notas, agora aprimorado, passa a permitir alternar para outras notas dentro do mesmo caderno ou etiqueta de forma direta. A barra de ferramentas de formatação se esconde automaticamente e reaparece ao editar algo.

Mudanças também para o Evernote Business

Os usuários do plano Business também observam, nesta versão, uma separação mais clara entre o corporativo e o pessoal, com duas seções separadas, assim indicadas por duas abas no topo da barra lateral. É possível alterar as duas pressionando Alt+1 (Pessoal) e Alt+2 (Business). Caso queiram interligar conteúdos entre as duas seções, é necessário utilizar o menu de opções aberto ao clicar com o botão direito do mouse.

evernote-3
Post no fórum do aplicativo. (Foto: Lucas Silva)